Tel/Whats: (48) 9 9999-0541

Buscar
  • Graziela S. Teixeira

Saturno em movimento Retrógrado


Saturno RX


Saturno vai começar o primeiro (de três) movimento retrógrado dentro do signo de Capricórnio, onde está se sentindo “em casa” e com as suas funções na potência máxima. Capricórnio é um dos três signos do elemento Terra ligado a praticidade, ao pragmatismo, aos resultados no plano concreto, ao mundo da matéria e das sensações.

Antes de falar deste movimento retrógrado quero compartilhar uma pequena frase de Alice A. Bailey na introdução do livro da Liz Greene “Saturno - Ed. Pensamento: “Quando o discípulo reconhece Saturno como o Deus que dá oportunidade e não o vê apenas como a divindade que traz desventura, então ele está no caminho do aprendizado, e não apenas teoricamente mas de fato, verdadeiramente.”

Liz Greene nos lembra que não é à toa que decidimos colocar a data de nascimento de Jesus em Capricórnio, de Maria em Virgem e de Buda no signo de Touro, os três signos de Terra.

Parece que aqui há um grande aprendizado: o da espiritualização da matéria como processo último da iniciação do homem. Como se Saturno fosse a matéria-prima da alquimia, onde buscamos transformar a pedra em ouro, ou seja, nos lapidar psiquicamente, internamente e ver os resultados no plano mais físico como espelho do processo que acontece no nosso interior.

Ela nos lembra que ainda hoje classificamos os planetas como “bons/benéficos” ou “maus/maléficos”. Assim como classificamos partes nossas de boas ou más. Esta dualidade faz parte do plano manifestado. O ser integral é aquele que consegue encontrar em si a luz, mesmo onde aparentemente só vemos sombra. Sombra na realidade é a falta ou ausência de luz.

Ao longo da vida, com o passar do tempo (Saturno está associado ao tempo cronológico, o Deus Cronos), começamos a compreender que há uma unidade e diversos símbolos como o do Tao, por exemplo, nos mostram que não há nada inteiramente bom ou inteiramente mau. O bom está contido no mau e vice-versa.

As religiões pagãs, anteriores ao Cristianismo, lidavam com esta verdade de uma maneira muito natural, como de fato é.

Parece que preferimos classificar o Saturno como mau e como o grande vilão, o culpado por toda a nossa desgraça.

Palavras-chave associadas a Saturno:

Frustração, obstáculo, restrição, limites, dificuldades, trabalho penoso, solidão, renúncia, culpa, medos, medo do fracasso.

Outras palavras-chave para Saturno:

Perseverança, cautela, disciplina, autocontrole, responsabilidade, autoridade, competência, maestria, perícia, planejamento, controle, sentido de utilidade, consciência social de grupo, valores e regras sociais, contribuição para o todo, construção.

Saturno simboliza um processo psíquico, comum a todos os seres humanos, por meio do qual usamos as experiências de dor, de restrição e de frustração como um meio de ampliar a consciência.

Experiências frustrantes são necessárias, pois são educativas tanto no sentido prático como num sentido psíquico. Mas dificilmente nos lembramos de perguntar, diante de experiências de dor ou dos desafios, qual é a oportunidade e qual o lado bom.

O livre-arbítrio vem através do autoconhecimento e na maioria das vezes só procuramos esse autoconhecimento quando as coisas se tornam tão dolorosas a ponto de não termos outra escolha. O que Saturno promove é o contentamento, a satisfação desta libertação psicológica. Como diz Liz Greene “não há método rápido e fácil de tornar-se amigo de Saturno”.

Em movimento RX é chamada nossa atenção para Refazer, Repensar, Reavaliar com foco em resultados, com praticidade, e até certo ponto com alto nível de exigência nesta avaliação.

Trazendo um exemplo prático é mais ou menos assim: Vamos avaliar uma determinada situação ou área de nossa vida, porque em movimento retrógrado pede revisão. Veja onde está passando Saturno no seu mapa (09º de capricórnio), e esta será a área da vida que ele está atuando diretamente, “costurando” esses assuntos, assim como as funções dos planetas que ele estiver fazendo aspectos no seu mapa. Se Saturno estiver numa posição angular (Ascendente, Descendente, Meio do Céu e Fundo do Céu) podemos considerar que ele está atuando estruturalmente na sua vida como um todo, ou seja, um balanço geral se faz necessário.

Existem decisões que precisam ser tomadas e que não dá mais para serem adiadas, responsabilidades que precisam ser assumidas, propósitos que clamam por serem vividos em prol de uma realização pessoal, de sentir que através do seu trabalho está contribuindo para o mundo, para a sociedade.

Dizem que existem dois caminhos para o aprendizado, o do amor e o da dor. Parece que, na maioria das vezes, escolhemos de forma inconsciente o caminho da dor. É como se quando o limite do insuportável bate na nossa porta é que começamos a nos mexer, a ensaiar os primeiros passos para sair da zona de conforto, que virou desconforto.

Este caminho da dor que me refiro, vem manifestado como sentimentos de fracasso, de culpa ou de medo, ou de medo do fracasso. E dar este primeiro passo, significa enfrentar de frente o medo da rejeição, o medo do fracasso, as limitações, os pedras que “a vida” colocou no nosso caminho.

Então se quer dar um primeiro passo em direção ao seu propósito, seja bem realista e pragmático, reconheça em si suas qualidades e em que pode se tornar ainda melhor, uma referência, reconheça em si aquilo que tem para oferecer para o mundo, e faça contas, planilha, ponha o projeto na ponta do lápis, determine prazos de execução e faça o acompanhamento de cada etapa. Saturno gosta muito disto. Precisamos dar a Saturno o que é dele, caso contrário ele cobra de nós de maneira muito severa.

Aqueles que tem o eixo de signos Capricórnio-Câncer mais ativados nos seus mapas natais, poderão sentir com mais força este período de Saturno em Capricórnio até março de 2020.

Durante esta retrogradação Saturno fará um belo trígono com Urano que já estará em Touro, outro signo de Terra. Ótimo período para as questões financeiras e pragmáticas da vida, com este olhar bem prático para as coisas, onde o novo (Urano) e o velho (Saturno) tem chances de conciliação, e este lugar está na praticidade do signo de terra, naquilo que é possível de ser implementado, com senso de realidade e pés no chão. Inovar aquilo que já se faz, trazer uma pitada de tecnologia a um processo de produção e de trabalho são também boas oportunidades para este período que vai de maio até julho 2018.

Florais de Bach que podem ajudar nestes processos:

Larch - para superar o medo do fracasso e acreditar em suas capacidades;

Pine: vencer a culpa;

Mimulus: para ter coragem de enfrentar os desafios e os medos; Hornbean: para dar aquele ânimo para realizar as atividades rotineiras e estruturar o dia-a-dia.

Beijos e desejo que este ciclo de Saturno em Capricórnio, que só vai se repetir em 28 anos, seja bastante proveitoso e que nos traga o amadurecimento, autoconhecimento e liberdade que buscamos.

Com carinho e confiança,

Grazi

#SATURNO #PLANETAS

16 visualizações