• Graziela S. Teixeira

Sol em Capricórnio


O Sol ingressou no signo de Capricórnio no dia 22 DEZ, o 10º arquétipo da jornada da consciência humana. É a fase da manifestação e concretização dos ideais e visões entusiasmadas vindos de Sagitário, signo anterior.


ELEMENTO TERRA

Depois dos signos do elemento fogo vem sempre um de terra. Nas etapas de vida relacionadas aos expansivos signos de fogo (Áries, Leão e Sagitário) aprendemos a conectar com a intuição, a ouvir a verdade dos nossos corações e encontramos um sentido de vida. Logo na sequência vem os signos de Terra (Touro, Virgem e Capricórnio) para que possamos aplicar na vida prática e manifestar materialmente os nossos insights, intuições e verdades.

Carl G. Jung, fundador da psicologia analítica, falava das quatro funções psíquicas e a relação com os quatro elementos. Fogo (intuição) e Terra (sensação) juntos têm o desafio de enfrentar as restrições e limitações do mundo prático da vida sem perder de vista o entusiasmo, a conexão com nossas intuições, nossas verdades e sem deixar de ouvir nosso coração. Geralmente são funções consideradas incompatíveis e através da leitura de um mapa astrológico é possível trazer consciência para as dinâmicas contraditórias que todos carregamos.



SIGNO CARDINAL

Capricórnio é o último dos signos cardinais que são: Áries do elemento Fogo, Câncer do elemento Água, Libra do elemento Ar. Vimos ao longo deste ano cada um dos signos cardinais e espero que tenha ficado clara a importância destes signos quando falamos da força de AÇÃO que eles carregam, pois quando o Sol adentra em um destes quatro signos cardinais no céu, aqui na terra se inicia uma nova estação. Os solstícios e equinócios são portanto épocas marcantes para a terra na contagem do ano, na organização da nossa vida, na preparação para cada um destes trimestres.

Signos cardinais têm a força da ação para movimentar e implementar uma nova fase.

Para quem mora ou visita as regiões próximas às latitudes 23º Norte ou Sul do planeta terra é possível ver as marcações dos Trópicos de Câncer (23,5º Norte) e de Capricórnio (23,5º Sul). Devido à inclinação do eixo da terra nós marcamos estes pontos onde o Sol alcança o ponto de maior distância em cada um dos hemisférios e que portanto dá início às estações do inverno e verão. Quando o Sol adentra em Capricórnio significa que alcançou o ponto de maior distância agora no hemisfério Sul do planeta, que recebe maior luminosidade e calor do sol (estação do verão) enquanto no hemisfério norte, incide menos luz e calor do astro rei, portanto é chegado o inverno.


SATURNO - regente de Capricórnio

Dentre todos os planetas na astrologia, Saturno é um dos mais "temidos". As causas são diversas, mas desconfio que uma das razões principais seja justamente a nossa dificuldade em lidar com os aprendizados trazidos nesta parte da jornada evolutiva da consciência humana. Capricórnio e Saturno é para os “fortes”, eu diria que é para os resistentes.

Esta é uma consciência planetária que diz respeito às estruturas sólidas; aos limites, fronteiras e barreiras; à administração, planejamento e controle; aos resultados; à perseverança e resistência; ao duro (e muitas vezes frustrante) aprendizado do Tempo, do longo prazo; ao amadurecimento, a auto-responsabilidade e ao compromisso. Nesta fase da evolução da consciência nos auto-responsabilizamos pelos resultados alcançados (ou não). Aqui nesta fase já somos maduros para admitir a nossa cota de responsabilidade pela vida que construímos. Saturno é o princípio da colheita e é severo em nos ensinar que colhemos o que plantamos. Não tem choro, não tem negociação com o senhor do tempo.


O EIXO CAPRICÓRNIO-CÂNCER

O princípio desta décima etapa da consciência evolutiva (Capricórnio - Saturno - Casa10) é mestre em nos fazer amadurecer pela frustração de nossos comportamentos infantis (Câncer - Lua - Casa 4). É o "pai severo" que ensina pela imposição inegociável do tempo, espaço e restrições. A criança fica frustrada em não conseguir tudo o que quer, na hora que quer dos pais. Ela aprende que há limites, regras e normas. Aprende a sair do lugar da criança que espera do pai e da mãe e vai para o mundo em busca de superar seus próprios limites e desafios pessoais. Neste eixo desenvolvemos a consciência do amadurecimento e da auto-responsabilidade.

Todos nós somos constituídos dos 12 arquétipos zodiacais, com a diferença de que podemos ter maior ou menor ênfase em alguns deles do que em outros. Estas ênfases podem ser manifestadas de diferentes formas num mapa astrológico. Poderá verificar se possui concentração de planetas nas casas 4 e 10; planetas nos signos de Câncer-Capricórnio; Ascendente, Sol, Lua e Nodos Lunares nestes signos; se possui Saturno ou Lua "Angular" (posicionados no inícios das casas angulares 1, 4, 7 ou 10); Saturno regente do mapa; Saturno em aspecto principalmente com Sol, Lua, Ascendente ou Nodo Sul da Lua. Variadas são as formas que este arquétipo pode se manifestar mais fortemente num mapa astrológico.


ECLIPSES 2019-2020

Neste ano de 2019 os assuntos referentes às temáticas de Câncer-Capricórnio tem sido fortemente trabalhados por conta também dos eclipses que estão ocorrendo neste eixo. Os eclipses são alinhamentos no céu entre a terra, o sol e a lua no mesmo plano. Podemos verificar quais as casas astrológicas dos nossos mapas que são regidas por estes signos para descobrir quais são as temáticas que estamos sendo convidados a refletir e desenvolver novos comportamentos. Sabemos que cada casa astrológica diz respeito à áreas específicas da vida prática. Clique no link para saber: https://www.astro.com/astrologia/in_dghouses_p.htm

Pessoas que tem fortes posicionamentos neste eixo como os que mencionei anteriormente também podem ter se sentido mais desafiadas neste ano.

Pessoas com ênfase no eixo Áries-Libra também estão sendo desafiados este ano pois, como são os outros dois signos cardinais do zodíaco, formam no céu um ângulo reto de 90º com os planetas em Capricórnio e Câncer, que chamamos de quadratura, um aspecto desafiante.

Em 2020 serão 06 os eclipses, sendo que três deles ainda neste eixo. Se tiver no seu mapa algum planeta posicionado próximos dos graus destes eclipses (um à dois graus), pode estar sentindo mais fortemente os desafios. Deixarei abaixo a informação para vocês dos graus dos eclipses. Na dúvida ou precisando de uma orientação procure um astrólogo profissional de sua preferência para fazer o seu mapa.

Eclipses neste eixo:

2018: 13/jul 20º câncer

2019: 06/jan 15ºcapricórnio; 02/jul 10ºcâncer; 16/jul 24ºcapricórnio; 26/dez 04º capricórnio

2020: 10/jan 20ºcâncer; 21/jun 0ºcâncer; 05/jul 13ºcapricórnio


Não bastasse os eclipses, há uma concentração de planetas posicionados em Capricórnio, dentre eles Saturno - o próprio regente do signo, Plutão, Nodo Lunar Sul e Júpiter, como planetas lentos, além do Sol que está em Capricórnio. Esta ênfase de planetas lentos diz respeito à movimentos coletivos da humanidade e este é um céu que não acontece todo dia… Neste momento estamos com 5 dos 10 planetas no signo de Capricórnio, é o acontecimento do século XXI. Mudanças estruturais, políticas, econômicas estão por vir. Estamos diante de um momento histórico, sem sombra de dúvidas, onde as restrições materiais e finitas (tema saturnino) se mostram cada vez inegáveis.

Estamos sendo desafiados a enfrentar a dura realidade dos recursos escassos da terra. Nossas crianças internas (que hoje governam o planeta) estão sendo obrigadas e terem mais responsabilidades com as futuras gerações, a reconhecer que não há crescimento ilimitado, a lidar com as consequências de nossos atos. Espero que aprendamos rápido porque com o senhor do tempo não tem “chororô”.

Uma das vozes que se fez ouvida este ano foi da jovem Greta Thurberg, uma super capricorniana (Sol, Lua, Mercúrio e Quíron), com o regente Saturno sendo o dispositor final do seu mapa, trazendo justamente a temática responsável de nossas ações frente aos dados científicos de que não podemos fazer o que quiser com o planeta de forma irresponsável sem que alguém (as crianças e próximas gerações) sofra com as consequências.

2020 será um ano para colocarmos em prática toda nossa maestria, todos nosso conhecimento a respeito de algum assunto de forma responsável e comprometida com o todo. Capricórnio é uma consciência social e coletiva, que se auto-responsabiliza pelo todo, tem maturidade para enfrentar os grandes desafios da vida e não perde de perspectiva a persistência e o comprometimento.

Não por acaso mestre Jesus dentre outros deuses solares capricornianos são representações da consciência luminosa que habita potencialmente todo ser humano em direção ao compromisso e responsabilidade com as necessidades coletivas da humanidade.

Que possamos nos inspirar nos capricornianos a construir um futuro melhor agora!


#solcapricórnio #capricórnio #capricornio #zodiaco #signos #astrologia #autoconhecimento

0 visualização

Tel/Whats: (48) 9 9999-0541