Feliz Ano (Civil) de 2019!

Boletim Astrológico de 2019 (Resumão) Feliz Ano (civil) de 2019!

Agradeço à todos que me acompanharam neste ano de 2018 e espero que estejamos ainda mais juntos neste novo ano.

Gratidão! E que possamos juntos caminhar com os pés firmes na terra e com os olhos cada vez mais voltados para o céu, pois ele nos ajuda a compreender os ciclos na Terra e também nossos ciclos de vida pessoais.

Para a astrologia, o ano de 2019 começa em Março com a entrada do Sol no primeiro signo zodiacal, Áries. Este é um dos quatro momentos que marcam o tempo aqui na Terra, os Solstícios e o Equinócios, e que dão início às quatro estações do ano: primavera, verão, outono e inverno.

Pelo Calendário Civil, o ano começou em 01 de Janeiro. Neste primeiro dia do ano, Marte ingressou no grau 0º de Áries (o primeiro signo do zodíaco) e no dia 31 de Dezembro, estará no final do signo de Escorpião. Dois signos regidos por este planeta. Simbólico para um ano em que Marte será o regente.

Vale lembrar que estamos num grande Ciclo Planetário de 35 anos sob a regência de Saturno (de 2017 até 2052) e a regência de cada ano em si, vai se revezando. Até Março ainda estamos sob a regência de Júpiter e a partir do Equinócio, com o ingresso do Sol em Áries em 20/03, passamos para a regência de Marte. Então estaremos sob a regência do Ciclo Planetário de Saturno + regência do Ano por Marte.

Principais energias em 2019:

Como Marte será o regente deste ano, voltarei a falar com mais frequência sobre este astro e os aspectos que faz com os demais planetas lentos: Júpiter, Saturno, Urano, Netuno e Plutão. Leva cerca de 02 anos para dar a volta em torno do Sol, e pelos 12 signos do zodíaco, ou seja, fica quase 60 dias em cada signo.

Marte é um planeta classificado como pessoal, na astrologia, pois fala de algo muito próxima a nós: a força da Ação. Um arquétipo de Iniciação.

É uma energia que todos temos, que nos faz mover adiante, onde encontramos a coragem para iniciar qualquer coisa, o impulso para nos manter vivos sob qualquer circunstância; é pulsão de vida, de procriação, de sexualidade, ligado ao chakra básico e ao nosso cérebro mais primitivo, o Reptiliano. Aqui se encontra o instinto de sobrevivência, a capacidade que temos de lutar e fazer de tudo para defender nossa própria vida. Nosso lado guerreiro e animalesco reside nesta morada.

.Do que somos capazes para defender nossa vida?

.O que somos capazes de fazer quando nos sentimos ameaçados por algo, alguém, ou situação?

.É fácil reconhecer e identificar a forma como maneja esta força em sua vida?

Toda energia tem seu lado luz e sombra.

Podemos usá-la para defender aquilo que achamos que deva ser defendido, seja a nossa vida, a vida de outras pessoas, ou uma causa maior. Ou podemos usar esta mesma força para destruir tudo aquilo que consideramos como uma ameaça.

.O que consideramos como uma ameaça ou um risco, será mesmo que é?

.Ou seria apenas o medo do desconhecido, pois aquilo que nos é estranho e diferente pode rapidamente se transformar num inimigo a ser combatido e abatido?

Podemos imaginar esta força de Ação, Iniciativa, Coragem, de Iniciação a todo vapor agora neste início de ano enquanto está em Áries, o signo que rege, não é mesmo? Só que não. Explico. Há uma concentração de planetas no céu em Capricórnio, signo da qualidade Cardinal (que faz um aspecto natural de quadratura com Áries e Libra e oposição à Câncer). Então nos meses em que Marte estiver transitando por um dos signos cardinais (Áries, Câncer e Libra) enfrentará os desafios, obstáculos e limitações impostas por Capricórnio.

Períodos de Marte em signos Cardinais: Áries: de 01/01 até 13/02; Câncer: de 16/05 até 01/07; Libra: de 04/10 até 18/11.

E o que significa, na prática, um Marte quadrado ou oposto aos planetas em Capricórnio?

Imagina um carro de Fórmula 1, de preferência uma Ferrari (vermelha - cor de Marte). Liga o carro, começa a ouvir o barulho do potente motor, pronto para dar a largada para iniciar (Áries-Marte) uma nova corrida cheia de aventuras e desafios (Áries-Marte). Começa a acelerar e a pegar a velocidade rapidamente e quando a adrenalina começa a subir e o carro fica veloz, você se dá conta de que está numa Rodovia Federal/Estadual, passou por um policial em alta velocidade (provavelmente acima da estipulada e sujeito a multa) e logo na frente há uma obra na rodovia e todo mundo está parando seus carros, inclusive você. Não dá pra seguir em frente, pelo menos enquanto houver reparos na pista, e autoridade liberar o caminho.

Situações impostas por Capricórnio podem surgir do ambiente social em que estamos inseridos, do trabalho, dos compromissos assumidos, de leis/regras/normas, uma autoridade, ou mesmo pela questão do tempo/prazo, ou ainda econômico.

Quais sentimentos que vêm à tona e como lidamos com eles quando não conseguimos fazer aquilo que queremos, ou não conseguimos levar adiante aquela nova coisa, pelo menos no tempo e do jeito que gostaríamos?

Frustração? Raiva? Cólera? Impaciência? Irritação? Agressividade? Violência? Egoísmo?

Capricórnio é o velho, a estrutura, o planejamento, o cumprimento às regras e compromissos, maturidade e tempo.

Enquanto que Marte/Áries é o jovem, aventureiro, o corajoso que se lança por instinto na vida e que contém a semente dos inícios.

Áries e Marte podem ser impulsivos e virarem “fogo-de-palha” ou “queimar-na-largada”, principalmente com um céu de Capricórnio.

O que está sendo colocado na mesa é o quanto realmente estamos comprometidos com aquilo que desejamos.

Podemos ser testados através da paciência, da exigência de disciplina, de superação de obstáculos, nível de maturidade e comprometimento para levar adiante nossas vontades e desejos. Precisamos realmente querer, ter força de Vontade com "V" maiúsculo.

.Quais são as batalhas que queremos escolher para 2019?

.Pelo que vale a pena lutar? Estamos realmente comprometidos com a causa?

Começando a compreender os desafios do Ano:

Marte: energia de Ação e Inícios X Capricórnio: ganho de estrutura e de maturidade, auto-responsabilidade, planejamento, administração do tempo, economia/recursos.

Capricórnio chama nossa atenção para as estruturas de poder, para a economia, para a sociedade e tudo que diz respeito à ela, como a política.

Precisamos pensar na sombra deste signo Cardinal de Terra, uma vez que o Nodo Sul está ali: o fantasma da escassez, rigidez, a ordem, o controle, a busca por segurança e sobrevivência de acordo com as regras, a moral e os costumes da época.

Capricórnio é um signo tradicionalista e conservador, que busca garantia nas velhas formas de fazer e que deram resultado. Pode usar de toda sua autoridade (Saturno) para impor suas regras, seus costumes, pelo “bem de todos”.

O autoritarismo é uma faceta de Saturno-Capricórnio.

Neste signo estão Saturno (seu regente), Plutão, Nodo Sul e em 2020 Júpiter se juntará a eles numa tríplice conjunção.

Reflexões de Capricórnio virão durante todo ano para compreendermos bem esta energia e como ela está ou não incorporada na nossa vida.

Quando falamos deste signo, não podemos deixar de falar do seu oposto-complementar que é Câncer, signo de Água relacionado aos sentimentos, da busca pelo pertencimento, proteção, cuidado e segurança.

.O quanto estamos mantendo o mesmo padrão de comportamento porque nos é mais conhecido, seguro e dão resultados deixando de nos colocar em direção ao novo, pois o novo nos coloca em posição de vulnerabilidade e insegurança?

.O quanto estamos abrindo mão do novo e do que nossa alma anseia, em nome do velha segurança e garantia?

É preciso olharmos com maturidade e auto-responsabilidade para nosso velho-eu, velhos hábitos, velhas condutas, velhas regras, que nos trouxeram até aqui, que mostraram resultados, que nos geraram estrutura e segurança e abrir espaço para que possamos aos poucos abandonar o passado, honrando e agradecendo.

Eclipses 2019:

Devido aos nodos lunares estarem posicionados no eixo Câncer-Capricórnio, é aqui que acontecerão os Eclipses em 2019, em sua maioria.

Eclipses no céu são alinhamentos entre o Sol, a Lua e a Terra, portanto um chamado para um alinhamento interno em cada um de nós.

.Que casas do seu mapa, ou seja, em que áreas da sua vida os Eclipses vão acontecer?

As casas ou áreas da vida são a forma particular de como estes eclipses atuam no nosso mapa, em nossa vida pessoal.

A descrição dos assuntos de cada casa pode ser facilmente encontrada na internet. Para extrair seu mapa, sugiro acessar o astro.com ou astrolink.com.br, ambos sites gratuitos.

Abaixo vou deixar os graus e signos dos Eclipses para que possam localizar em seus mapas:

> 05 Janeiro - 15º25’ Capricórnio-Câncer - Eclipse Solar Parcial (Lua Nova). Visível: Nordeste da Ásia e Oceano Pacífico.

> 21 Janeiro - 0º51 Leão-Aquário - Eclipse Lunar Total (Lua Cheia). Visível: América, Noroeste África e Europa.

Fenômeno da “SuperLua”, quando a Lua cheia acontece no Perigeu (ponto mais perto da Terra) e por isso a vemos maior e mais brilhante.

> 02 Julho - 10º37’ Capricórnio-Câncer - Eclipse Solar Total (Lua Nova). Visível: Oceano Pacífico e América do Sul.

> 16 Julho - 24º04’ Capricórnio-Câncer - Eclipse Lunar Parcial (Lua Cheia). Visível: Ásia, Austrália, África, Europa e América do Sul.

> 26 Dezembro - 04º06’ Capricórnio-Câncer - Eclipse Solar Annular (Lua Nova). Visível: Ásia e Austrália.

Em 2020 ainda teremos 03 Eclipses no Eixo Câncer-Capricórnio e 03 no Eixo Gêmeos-Sagitário. Durante o ano enviarei para vocês informações mais específicas sobre os Eclipses. Fiquem ligados!

Retrogradações de Mercúrio

Mercúrio ficará retrógrado 3x durante este ano nos signos de Água: Peixes, Escorpião e Câncer. Sempre que um planeta entra em movimento retrógrado (RX) devemos acrescentar o pre-fixo “RE”. RE-ler, RE-ver, RE-analisar, RE-avaliar.

Mercúrio rege todos os tipos de comunicação, seja virtual, escrita, falada; Distribuição e entregas de produtos e mercadorias; Aparelhos eletrônicos, arquivos; Documentação e papéis, registros; Documentos; Transportes e vias públicas;

Por isso, em épocas de Mercúrio RX é bom colocarmos um pouco mais de atenção nos assuntos regidos por ele. Ao se comunicar, esteja bastante atento. Alguns cuidados que podemos adotar: atenção aos detalhes para evitar enganos e perdas de dado; evitar assinar algo importante sem ler com atenção plena; Re-ler emails e destinatários antes de enviar.

Períodos de Mercúrio Retrógrado:

> Março, dia 4 “estaciona” e dia 6 fica retrógrado. Volta para o movimento direto em 29/03. Em Peixes.

> Julho, dia 6 ”estaciona” e dia 8 fica retrógrado. Volta para o movimento direto em 02/08. Em Câncer.

> Novembro, dia 30/10 “estaciona” e 01/11 fica retrógrado. Volta para o movimento direto em 21/11. Em Escorpião.

Importantes ingressos de Planetas em novos signos:

> Quíron em Áries: 18/02 e fica até Junho/2026

> Urano em Touro: 06/03 e fica até Julho/2025

> Júpiter em Capricórnio: 02/12 e fica até 19/Dezembro/2020

Falarei sobre o significado destes ingressos ao longo do ano!

Ciclos Importantes no Céu:

Há alguns aspectos de planetas lentos acontecendo no céu que são importantes e apimentam ainda mais o nosso caldeirão para o ano, trazendo outras dinâmicas e desafios, o que nos obriga a refletir sobre.

Júpiter em Sagitário quadrado Netuno em Peixes

Período: 13 Janeiro, 16 Junho e 21 Setembro. Vale lembrar que este aspecto pode ser sentido por vários dias antes e depois.

Os dois astros estão muito fortes no céu, pois os dois estão domiciliados, ou seja, posicionados em signos que regem.

Júpiter é o regente do ano astrológico atual e que só termina quando o Sol entrar em Áries dia 20/03, passando o bastão para Marte.

Ambos trazem a energia do ilimitado, do sem fronteiras, do exagero e do sem limite. Um quer expandir (Júpiter) e o outro não faz resistência, não coloca limites (Netuno).

Júpiter quer saber, é o buscador da verdade. É uma energia otimista, expansiva, animada, confiante. Fala de assuntos ligados à religião, mestres religiosos, gurus, professores, dogmas, crenças, filosofias de vida, Leis-Julgamento-Judiciário e todos os assuntos ligados ao estrangeiro e aos estrangeiros.

Netuno, em aspecto desafiador - nos oferece seu lado mais difícil: escapismos, entorpecimento, confusão, ilusão, desilusão, sonho, idealização, fantasias, ingenuidade. Ele também está ligado à busca pela espiritualidade, pela união e fusão com o Divino, e a consciência de que não há barreiras e fronteiras entre o “pequeno eu” e a humanidade inteira. Capaz de sacrifícios para a salvação do mundo. Figuras como “salvadores e messias” são vistos aqui.

Os aspectos podem se manifestar de diferentes maneiras da vida prática-social: desilusão com Gurus, Guias, Mestres Espirituais, Professores; Aumento da crise mundial dos refugiados; Otimismo e confiança exagerados, como se fosse uma bolha que pode estourar a qualquer momento.

Quando o véu da ilusão (que nos impedia de ver a realidade) cai, inevitavelmente a desilusão vem nos visitar.

O lado bom é que em algum momento a nossa “fica cai”, ou “caímos na real”. O tombo pode ser dolorido, mas necessário para vermos a realidade.

.Ficamos desanimados? Nos sentimos traídos? Nos vitimizamos? Ficamos tristes? Melancólicos? Descrentes? Desolados? Depressivos? Perdemos a fé e a confiança? Ficamos perdidos, sem rumo?

.E como lidamos com estes sentimentos? Pelas vias do escapismo, procuramos algum tipo entorpecimento como vícios, bebidas, drogas ou mesmo nos ausentando da realidade com variadas formas de entretenimento?

.Buscarmos fora, alguém para nos salvar?

Reflexões pessoais:

.Quais são as nossas verdades? Qual é a nossa fé, em que se baseia a nossa crença? Em que acreditamos?

.Será que nossas verdades são realmente verdade ou estamos enganados a respeito delas?

.Será que esse mestre/guru/professor/Deus/Messias é realmente quem pensamos?

.O que será que está escondido sob o véu da ilusão?

.Será que estamos sendo exageradamente otimista em relação à alguma coisa, situação ou pessoa?

.Em que casas do seu mapa estão passando estes planetas (procure próximo ao grau 15º dos signos de Sagitário e Peixes)? Os assuntos das casas em que estão estes planetas merecem atenção redobrada.

O antídoto para Netuno é Mercúrio, que pede dados, informações, é curioso, e duvida de tudo. Em momentos como estes, a dúvida, a curiosidade e os questionamentos são grandes aliados para conseguirmos separar fantasia de realidade, crença de verdade.

Lembrando que Marte, o guerreiro, será testado por Capricórnio, a realidade, o compromisso. E aqui a questão se aprofunda em relação a sustentação de nossas verdades. Se ela estiver meio confusa, dispersa e mal dimensionada, o nosso guerreiro Marte pode escolher as batalhas erradas, no sentido de estar enganado, iludido sobre uma luta que não se sustenta a longo prazo ou que não tem bases sólidas de sustentação.

Nada como um bom exame de consciência para encontrarmos a verdade dentro de cada um de nós, dentro do nosso coração e da nossa alma.

Saturno em Capricórnio Sextil Netuno em Peixes

Período: 31 janeiro, 18 junho, 09 novembro.

Este aspecto é uma boa ajuda em tempos de Júpiter quadrado Netuno, ainda que um sextil não seja forte o suficiente para os desafios de uma quadratura.

Saturno harmônico Netuno nos ajuda a manter os pés no chão, a trazer um pouco de realidade e materialidade para o mundo fantasioso, difuso e confuso de Netuno. Aproveitemos bem a racionalidade para mantermos nosso senso de realidade mais apurado.

Júpiter em Capricórnio trígono Urano em Touro

Período: 15 dezembro 2019.

Este final de ano abre uma excelente janela para o novo. A sorte, a abundância, o inesperado, a inovação. É uma configuração de sorte.

Abundância e bênçãos são recebidas quando abrimos espaço para mudanças e nos arriscamos a quebrar velhos padrões e paradigmas.

Saturno conjunto a Plutão em Capricórnio

O encontro destes dois poderosos astros no céu vai acontecer em grau exato em 12 de Janeiro de 2020, mas até lá, durante este ano de 2019, eles ficarão bem próximos (distância de aproximadamente 3º) nos meses de Abril e Maio.

Em 2020 haverá uma tríplice conjunção de planetas lentos em Capricórnio: Saturno, Plutão e Júpiter.

Estamos todos de olho neste grande evento astrológico e quais serão os desdobramentos coletivos, pois Capricórnio é um signo ligado à Sociedade, Economia, Estrutura, Regras coletivas, Política.

Júpiter e Saturno fazem conjunção a cada 20 anos, cada uma delas nos três signos do mesmo elemento. Desde 1.800 Em 2020 haverá uma mudança significativa: pelos próximos 120 anos, as conjunções entre estes dois planetas vão acontecer no signos do Elemento Ar, começando pelo revolucionário, moderno e coletivo Aquário (no crítico grau 0º) e seguirá as próximas conjunções nos demais elementos Libra e Gêmeos até o ano de 2160 quando as conjunções vão começar a acontecer no Elemento Água.

Algo novo está para surgir (Aquário), uma nova ordem mundial quer se apresentar, principalmente a partir da conjunção de Júpiter e Saturno (Planetas Sociais-Coletivos) no grau 0º de Aquário em dezembro de 2020, mas antes é preciso romper com velhas estruturas do passado.

E aí, prontos para o ano novo? Estamos juntos neste processo evolutivo!

Com carinho

Grazi

Destaques

Posts Recentes

Arquivos

Tags

Siga a gente

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Google+ Social Icon

Tel/Whats: (48) 9 9999-0541