10º Lunação em Capricórnio e Eclipses de janeiro 2019


Lunação em Capricórnio (15º25’) e Eclipses de Janeiro.

Começamos 2019 (ano civil) com Marte no 0º de Áries e terminaremos em 31 dez com ele no final do signo de Escorpião. Dois signos regidos pelo planeta vermelho, que será o regente do próximo ano, a partir da entrada do Sol em Áries dia 20/03.

Portanto em 2019 estaremos no grande ciclo planetário de Saturno e Marte como o regente do ano. Por isso falaremos bastante sobre os arquétipos de Áries (Marte) e Capricórnio (Saturno).

A lunação (Lua Nova) de Capricórnio do dia 05 de janeiro, veio junto com um eclipse solar parcial e amanhã dia 21 teremos um novo eclipse Lunar Total.

Temos uma concentração de planetas no signo de Capricórnio, começando por Mercúrio, seguido por Saturno, Sol e Lua, Plutão e Nodo Sul. Saturno, regente de Capricórnio, em quadratura com Marte (em Áries).

Voltamos então ao tema inicial da nossa conversa: Capricórnio (Saturno) x Áries (Marte).

Dinâmicas tensas que envolvem:

o novo e o velho;

iniciação x experiência;

individual x social;

desejos x realidade,

violência x repressão;

a coragem de defender interesses dos indivíduos e enfrentando as velhas estruturas e normas da sociedade… e por aí vai…

Como Capricórnio está muito fortalecido no céu e com a presença do Nodo Sul, uma energia de passado, podemos procurar pela faceta mais sombria deste arquétipo:

conservadorismo, tradicionalismo, rigidez, controle, cristalizações, endurecimento, autoritarismo em tudo que diz respeito às estruturas sociais, normas, regras e condutas.

Porém com Marte em Áries em quadratura aos planetas em Capricórnio, podemos perceber que o ser, os indivíduos, o cidadão enfrenta todo tipo de resistência por parte das estruturas sociais de poder. É o novo lutando pelos seus ideais enfrentando uma estrutura cristalizada na velha ordem conservadora (dentro e fora de nós).

O indivíduo x a sociedade.

O imprevisível-rebelde-revolucionário-humanitário-inovador Urano está em Áries fazendo quadratura aos nodos lunares, o que podemos esperar disso é todo tipo de ação coletiva, que busca novas maneiras de romper com as formas antigas para trazer mais liberdade e igualdade para a coletividade. É preciso sair da caixa de Capricórnio para se pensar uma nova forma de se viver coletivamente, incluindo a diversidade do ser.

Júpiter, energia que rege as leis-judiciário, as crenças, aquilo que tomamos como verdade absoluta recebe uma quadratura do confuso, difuso e ilusório Netuno. Este aspecto permeará o céu de 2019 pedindo para que fiquemos mais alertas com relação às manobras e enganações jurídicas, religiosas, fundamentalistas. Esta tensão leva à um aumento de credulidade ingênua e cega levando a um otimismo, confiança e fé exageradas em algo que logo mais à frente será revelado como enganação, e com ela vem a decepção e a desilusão.

Precisamos duvidar e verificar os fatos e dados para que não sejamos levados ao engano, devido à nosso otimismo exagerado e fé cega (que leva ao fanatismo).

Amanhã, 21 janeiro, o segundo eclipse do mês vai ser Lunar Total, no 0º51’ de Leão e Sol em Aquário. Esta Lua Cheia será uma Super Lua, pois estará no perigeu, ponto mais próximo da Terra e por isso maior e mais brilhante. A lua cheia passará pela sombra da Terra, conhecida como umbra, e receberá as colorações avermelhadas vindas do sol, por isso também chamada de lua de sangue.

A tensão de Urano com os Nodos Lunares continua. Predisposição à situações inesperadas, reviravoltas, revoltas, tensão, cortes, rupturas, ansiedade e intolerância quanto ao rumo que as coisas tem tomado, seja em relação ao trabalho, à vida social, aos relacionamentos e a nossa posição no mundo.

A quadratura entre Marte e Saturno fica exata e chega ao seu clímax. Aliás, a lua cheia é um estado de culminação, de clímax, onde as emoções estão mais à flor da pele, suscetíveis a intensidade.

Vênus se encontra com Júpiter e fazem trígono com nosso guerreiro Marte, aumentando sua confiança e fé de que vai vencer a batalha contra as normas, o velho, a sociedade conservadora ou contra o nosso tirano interior.

Mas como a quadratura com Netuno continua, é bom que vejamos realmente pelo que vale a pena lutar, quais são as novas verdades, pelo que merece a nossa luta, para que não sejamos enganados.

Buscar a verdade dentro do nosso coração. Ele é nosso verdadeiro guia!

Com a entrada do Sol em Aquário, aproveito para parabenizar a todos os aquarianos que trazem ao mundo suas ideias transgressoras, inovadoras, revolucionárias e que causam grandes mudanças, libertando-nos para o novo e trazendo mais igualdade social e coletiva. Beijos!

Grazi

Destaques

Posts Recentes

Arquivos

Tags

Siga a gente

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Google+ Social Icon

Tel/Whats: (48) 9 9999-0541