Brumadinho e Urano em Touro


Crime em Brumadinho. As vítimas são as pessoas, os animais, e a natureza, invisíveis aos olhos da ganância.

Enquanto sofremos junto com Brumadinho, os responsáveis tentam deixar vazia esta cadeira se escondendo atrás de laudos, advogados e de uma imagem de empresa bem sucedida, lucrativa e respeitada mundialmente. Então quem são os culpados por este e outros crimes ambientais e sociais?

A Vale é a maior produtora de minério de ferro e níquel do mundo, atividade importante que serve como matéria-prima para a indústria moderna. Suas ações são largamente negociadas na Bolsa de Valores e tem impacto direto nos seus índices. Pequenos e grandes investidores buscam manter em suas carteiras de investimentos como uma das mais “seguras e confiáveis” do mercado.

A indústria da mineração é uma das mais importantes do país e também uma das atividades com maior impacto ambiental e social. Extrai riqueza do solo deixando resíduos com metais pesados. Por isso autorizações precisam ou deveriam ser rigorosas.

Desde sua campanha o atual presidente promete flexibilizar ainda as leis ambientais em prol do crescimento. Ambientalistas são vistos como “inimigos”, perseguidos, ameaçados e mortos. Que a lama de Brumadinho toque seu coração.

Enquanto o indicador a ser perseguido for o lucro e o progresso econômico (PIB), às custas de vidas humanas e da natureza, todos nós seremos culpados pelos crimes ambientais.

Desde o pequeno aos grandes acionista, os governos, os órgãos de fiscalização, a Vale e todos os envolvidos neste processo. Nós também, que acreditamos neste paradigma. Miramos no PIB e no Lucro e “esquecemos” a vida.

Espero que Urano em Touro (signo de terra, ligado à natureza, alimento, produção, recursos, riqueza e valor) revolucione nosso conceito de Valor. A vida humana e a natureza não podem ficar de fora da conta. Precisamos mudar hábitos.

Touro é um signo fixo, detesta mudanças. Urano é um planeta que não pede licença e revoluciona.

Espero que possamos nos responsabilizar pelo impacto que causamos no planeta, enquanto é tempo. A crise ambiental não é fake news.

A natureza vive muito bem (obrigada!) sem nós, o contrário não é verdadeiro. Nós somos parte dela, somos parte de sua criação. E devemos cuidar dela.

Quando vamos aprender que cuidar da natureza, cuidar da Terra, cuidar do Planeta é cuidar de nós mesmos e da preservação de nossa espécie?

Homo Sapiens Sapiens, cadê você?

Destaques

Posts Recentes

Arquivos

Tags

Siga a gente

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Google+ Social Icon

Tel/Whats: (48) 9 9999-0541