9ª Lunação de 2018 em Sagitário


Lua nova é momento em que Lua e Sol se unem no céu, agora no signo de Sagitário. Esta união marca início de ciclo, momentos oportunos para o plantio de novas sementes em nosso jardim (planos, aspirações, sonhos, intenções).

Sagitário é uma energia de fogo-mutável, expansiva, extrovertida, entusiasta, animada e confiante. E estas qualidades estão especialmente ativadas porque o planeta regente de sagitário, Júpiter, também está em sagitário depois de 12 anos, que é o tempo que leva para completar sua volta em torno do sol, ou seja, para passar por todos os signos do zodíaco. Por isso é bom aproveitarmos a energia expansiva sagitariana desta lunação para dar aquela movimentada em alguma área da vida que está parada, ou sem vida.

Júpiter é um gigante gasoso, astronomicamente quase se tornou um sol e é o maior planeta do nosso sistema. Ele carrega como qualidades a expansão, o crescimento, a abundância, as oportunidades, as bênçãos do alto. Mas também tem o seu lado menos luminoso: excessos, exageros, desperdícios e onipotência.

Sagitário quer crescer, avançar, expandir, se liberar, ver novas possibilidades, respirar ar fresco, ver um horizonte vasto à sua frente, mas é sempre bom lembrar que também é um signo filosófico, buscador da verdade, que procura dar sentido à vida e fazer aquilo que faz sentido.

- Crescer por crescer?

- Avançar em que direção e com qual propósito?

- Qual é o sentido de minha existência?

Expandir fronteiras internas e externas é uma jornada sagitariana que requer antes de tudo alinhamento com a verdade. Sagitário também leva em consideração toda nossa parte humana instintual representada pela metade cavalo do centauro, símbolo sagitariano. A união do lado bestial, instintual de todo ser humano com o lado inteligível e racional da mente nos ajuda a fazer de nós Humanos, com letra maiúscula.

Depois de um período de Mercúrio retrógrado, podem ter tido espaço para reflexões antes de galopar em direção a um alvo que não faz mais sentido. Nesta lunação Mercúrio voltou ao seu movimento direto, em Escorpião, para que possamos investigar ainda mais profundamente e fazer as conexões, ligar as pontas soltas antes de partir para a jornada. Dia 12 dez ele ingressa em Sagitário e se encontrará com Sol e Júpiter para nos ajudar a pensar "fora da caixa" e expandir nossas mentes e consciência.

Mercúrio em Escorpião está fazendo um lindo aspecto no céu formando um grande triângulo com o Nodo Norte em Câncer e Quíron em Peixes, todos no grau 27º. Esta é uma excelente configuração para conversas, trocas, diálogos em que o que está posto são nossos pontos sensíveis e nossa vulnerabilidade. Expor nossas emoções e sentimentos permitir nos colocar em posição de vulnerabilidade e isto promete ser curador, especialmente para relacionamentos, não só os amorosos mas todo relacionamento significativo que temos.

A tensão entre Vênus-Urano e Nodos Lunares ainda permanece nesta lunação, mas o planeta Vênus está se afastando desta configuração e ao longo do mês vai desfazendo este aspecto difícil, especialmente para os relacionamentos amorosos e financeiros.

Urano traz sempre a carga do inesperado, da imprevisibilidade, da rebeldia e da luta pela liberdade e pelo seu espaço sagrado; dentro de um contexto de relacionamento é importante abrirmos estes espaços para que as liberdades possam se manifestar dentro da relação, pois se houver muita pressão e exigências, a energia de Urano pode se rebelar e como que num grito de liberdade se livrar daquilo que o faz se sentir claustrofóbico.

Vênus, o planeta que representa a função do Amor e os afetos, passou por um longo período de retrogradação pelos signos de Libra e Escorpião e esta energia feminina, que há dentro de todos nós homens e mulheres, quer também se sentir satisfeita profundamente, na intimidade, na sexualidade.

Este é o paradoxo entre Urano e Vênus: um quer espaço e liberdade e o outro busca uma intimidade de alma, num nível profundo e que passa necessariamente pelas relações íntimas de prazer.

- O quanto nos sentimos satisfeitos ou não nos relacionamentos com relação à nossa sexualidade?

- O quanto estamos tendo prazer em nossos relacionamentos?

Este é um tema tabu. Há muito o que refletir e falarmos a respeito da sexualidade, principalmente ao prazer feminino (Vênus em Escorpião). O quanto as mulheres foram reprimidas em relação ao sentimento do prazer? Cada vez mais temos informações de que uma grande parte das mulheres não conseguem atingir o prazer em seus relacionamentos. O quanto o prazer está disponível para elas? O quanto o prazer está relacionado a algo pecaminoso? O quanto o prazer está relacionado ao empoderamento do feminino? Seguimos adiante…

Dia 15 dezembro a lua entra na fase Crescente no signo de Peixes, se encontrando com Netuno, Marte e Quíron, também em peixes. Então temos aí um aspecto tenso no céu entre as energias de peixes e de sagitário. Vale mais uma vez observarmos para onde queremos lançar a nossa flecha, qual é o nosso alvo, porque podemos ficar um pouco confusos ou atrapalhados. Por outro lado, nas altas vibrações, podemos pensar e agir em prol do coletivo e não apenas em prol de interesses pessoais.

Uma boa notícia é que Vênus se afasta da oposição com Urano, podendo trazer maior fluidez com relação aos assuntos relacionados a afetos e também financeiro.

Dia 21 de dezembro O Sol ingressa no signo de Capricórnio às 20h23 marcando uma das quatro fases mais importantes do ano que é o Solstício de Verão (aqui no hemisfério sul).

Logo no dia seguinte 22 dezembro entraremos na fase da lua Cheia em 0º de Câncer. A Lua neste emotivo signo de água pode guardar ressentimentos e mágoas e por formar um aspecto de quadratura com Marte e Quíron em Peixes podemos ficar com as emoções à flor da pele por estes dias, portanto reações mais agressivas ou emotivas podem vir para fora como forma de expressão dos sentimentos que nos machucam.

Dia 29 de dezembro a lua entra na fase Minguante em Libra, enquanto Sol e Saturno se encontram em Capricórnio. Aqui a dica é encontrar no diálogo, nas relações, e na diplomacia formas de se relacionar que atendam as exigências concretas de Capricórnio. Maturidade, equilíbrio e diplomacia são bem-vindos.

Vênus ainda em Escorpião faz um belo trígono no céu com Netuno em Peixes e Nodo Norte em Câncer depois de tantas tensões, agora há um espaço para trazermos para as relações o afeto, os amores, o prazer. Há caminho aberto para a cura das feridas do passado e uma trégua para o amor e a paixão.

Nos preparamos assim para a próxima lunação que ocorrerá dia 05 de Janeiro 2019 em Capricórnio com um Eclipse Parcial do Sol.

Seguimos firmes e confiantes!

Bjos e boa lunação para todos nós!

Grazi

Destaques

Posts Recentes

Arquivos

Tags

Siga a gente

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Google+ Social Icon

Tel/Whats: (48) 9 9999-0541