Sol em Escorpião


Dia 23 de outubro às 14h19 o Sol ingressou no signo de Escorpião. Devido ao horário em que o sol ingressa em determinado signo podemos ter pessoas que nasceram no dia 23 de outubro e não são do signo de escorpião, por exemplo. E isso acontece com todos os outros signos. É muito comum pessoas que nascem em dia de transição do sol de um signo à outro se surpreenderem que não são de determinado signo mas sim no anterior. Por exemplo, quem nasceu hoje 23 de outubro até 14h18 minutos ainda é do signo de Libra, pois o sol ainda passava pelos últimos graus deste signo. Só é de escorpião quem nasceu a partir das 14h19 quando o sol ingressou em Escorpião. Na dúvida faça um mapa astral gratuitamente no site astro.com, basta inserir o horário correto do seu nascimento.


Escorpião é o oitavo arquétipo (padrão) da consciência humana que se manifesta tanto individual quanto coletivamente. Todos temos os 12 signos zodiacais em nossos mapas, ou melhor, dentro de nós. Não se trata de uma escala evolutiva no sentido de um signo ser melhor que o outro, mas todos em si são perfeitos e importantes em suas funções para a formação e desenvolvimento da consciência humana. Se tropeçamos ou temos dificuldade em alguns deles é porque temos aí uma oportunidade e um chamado de crescimento.


Em Áries usamos a força motriz de vida para inícios e conquistas; em Touro sustentamos e nos estabilizamos; em Gêmeos nos abrimos para a sociabilização, trocas e aprendizado; em Câncer criamos vínculos e laços e buscamos um ninho aconchegante; em Leão nos afirmamos quem somos; em Virgem aprendemos a discriminação e nos aperfeiçoamos para o grande encontro com o outro em Libra que estabelece os pactos, os contratos e os acordos. Mas é em Escorpião que o encontro profundo com este outro ser acontece.


Signo emocional do Elemento Água e da Modalidade Fixa, nos sentimos potentes ou impotentes perante o outro. Controlamos e/ou somos controlados. Desejamos e somos desejados no mais profundo nível, o da alma.

"É na nudez profunda da alma que Escorpião se realiza"

No campo do oculto, entre quatro paredes, no escuro, na caverna - a mesma em que Innana é obrigada a tirar todos os véus até a nudez total. No mundo de Escorpião o que vale é a verdade absoluta dos sentimentos e emoções.



Elemento ÁGUA

Signos do elemento Água são: Câncer, Escorpião e Peixes.

ÁGUA está relacionado às nossas emoções, sentimentos e sensibilidade. Nesta parte da jornada percebemos o quanto somos afetados pelas relações mais íntimas que estabelecemos com o outro.

O excesso do elemento Água pode proporcionar grande instabilidade emocional, inseguranças, flutuações de humor, excesso de sensibilidade, generalizações, falta de objetividade e materialização, permeáveis, moldáveis e sujeitos ao meio externo.

A falta pode gerar dificuldade de acessar o mundo subjetivo dos sentimentos e das emoções, falta de sensibilidade com as emoções e sentimentos de outras pessoas.


Todos os signos de água tem como polaridade e ponto de compensação e equilíbrio os signos do elemento Terra (Touro, Capricórnio e Virgem). Nossas águas precisam de contorno, de borda, de continente. Neste sentido podemos ficar excessivamente materialistas ou buscando a segurança na matéria, nos bens, nas posses, no dinheiro, nas estruturas ou no corpo, para tentar compensar uma falta de segurança emocional.


Outra possível manifestação para os excessos de água, ou a inabilidade/dificuldade de lidar com as emoções é nos refugiar no pensamento, na razão, na mente.

Segundo Carl G. Jung, Água e Ar não se misturam, ou seja, a função do sentimento e da emoção é incompatível com a função do pensamento e da racionalidade. Quando uma está em ação é preciso que a outra seja suprimida por alguns instantes. Um exemplo disso poderia ser pensar num julgamento (Libra - elemento AR). É preciso certo distanciamento emocional para um julgamento justo. Assim como uma pessoa abalada emocionalmente tem dificuldade em articular palavras e pensamentos.



RITMO FIXO

Signos Fixos estão associados aos meios das estações do ano, ao meio do processo. Eles tem a força para preservar, manter, sustentar as estações e as iniciativas dos signos cardinais anteriores.

São eles: Touro, Leão, Escorpião e Aquário - um de cada elemento, um de cada estação do ano.

Como um signo fixo, Escorpião representa a época do ano do auge da estação do outono no hemisfério norte, onde as folhas caem, a vida se transforma, a natureza anuncia um fim de ciclo. Mas como todo signo fixo, escorpião resiste às próprias mudanças que o signo propõe. Este paradoxo encontra descanso quando aprendemos que a única coisa que se mantém, e portanto resiste, é a impermanência da vida.



PLUTÃO, regente moderno de Escorpião. Marte regente antigo.

Plutão é o astro que se localiza mais longe do Sol dentro do sistema solar e está na fronteira entre o eu conhecido e o infinito desconhecido do universo. É a última ligação (ou seria a primeira?) da consciência frente ao desconhecido. Estamos diante do mistério da vida que contém a morte, o fim e o incerto começo de algo novo. Ficamos diante do mistério que é o universo no qual estamos inseridos e também do mistério que somos para nós mesmos.


Plutão representa o nível mais profundo de nossa alma, de nossa essência, segundo Jeffrey Wolf Green, e é por onde a nossa consciência emerge para esta experiência de vida no aqui e agora, trazemos memórias profundas, antigas, compulsivas e obsessivas em busca de segurança.


O oitavo arquétipo do zodiaco tem a ver não só com Escorpião, mas com Plutão e a casa 8 do mapa astrológico. Podemos não ter o sol neste signo e ainda sim ter uma marca escorpionina caso tenhamos o Ascendente, a Lua, ou vários planetas em Escorpião, planetas na casa 8 (principalmente Sol e Lua), e podemos ter também Plutão posicionado num dos pontos estruturais do mapa: Ascendente, Meio do Céu, Descendente e Fundo do Céu. Não se trata apenas da posição do Sol no signo de Escorpião.



Eixo Escorpião-Touro

Escorpião vem depois do signo de Libra, responsável pelos acordos, contratos, parcerias e sociedade, seja ela matrimonial ou profissional. É em escorpião que o casamento se consuma de fato, onde compartilhamos com o outro desde bens, recursos, corpos, emoções, sentimentos, prazeres, crises, dores etc... Por isso é associado ao sexo, ao encontro profundo com o outro, onde não conseguimos esconder nada do que somos, encaramos a verdade (nossa e do outro). Aqui não há véus, em algum momento todos eles caem, um à um, como os de Inanna.


Quando se fala em dinheiro, em sexo, falamos também em poder. Poder é uma palavra associada à este arquétipo. Podemos nos sentir mais potentes quando estamos com nossos parceiros, ou quando não estamos sozinhos. Podemos inclusive achar que nosso poder não está em nós e sim no outro. Podemos nos sentir potentes em determinadas relações ou nos sentir totalmente desempoderados diante de um outro.


“O que não mata me fortalece”

Pessoas com esta marca podem ir até o fundo das situações, relações, crises para viver no limite, e então baterem o pé no fundo do poço, ganhar impulso e renascer mais fortes.


"Quanto mais desafiante for uma situação mais nos sentimos magnetizados"

O autodomínio é uma qualidade que inspira respeito. Pessoas com poder podem não ocupar cargos de liderança, mas são respeitadas por todos. Existe um magnetismo oculto nestas pessoas.


Escorpião nos ensina que é através das crises e das mortes (internas ou externas) que podemos encontrar a verdade. É comum pessoas que passaram por doenças graves, ou perdas significativas em suas vidas (pessoas queridas, dinheiro, falência, relacionamentos, etc..) se transformem em outra pessoa. As velhas folhas caem das árvores neste outono da vida. Resquícios de um "velho eu" são agora deixados para trás sem tentar sustentar algo que fomos um dia e já não somos mais.


Este signo faz uma quadratura (tensão) natural com Leão (signo da certeza do Eu, a consciência de quem sou), reafirmando que é este Eu que sofre uma profunda morte-transformação e renascimento, assim como a Fênix.


Podemos recusar/tentar evitar este chamado resistindo aos processos de mudança e de mortes, ou podemos nos entregar com verdade a este profundo processo alquímico que acontece dentro de nosso ser, sabendo que depois do fim sempre há um recomeço. Tenhamos em mente que depois de Escorpião vem Sagitário, a sabedoria que só vem através da experiência.


Parabéns à tod@s escorpian@s que nos mostram a intensidade da vida e a inspiração de que temos o poder em nós.


Beijos com carinho

Grazi

Destaques

Posts Recentes

Arquivos

Tags

Siga a gente

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Google+ Social Icon

Tel/Whats: (48) 9 9999-0541