Sol em Leão


Dia 22 de julho às 23:50 o Sol ingressa no vibrante signo de Leão, quinto signo zodiacal, associado à casa 5 do mapa natal e regido pelo astro Sol, que representa o coração e o amor.

Se pensamos na jornada do ser humano, através dos 12 arquétipos astrológicos, podemos compreender melhor cada um dos signos pela posição em que ocupam nesta ordem cósmica: Áries, signo impulsivo e corajoso de fogo, inicia sua grande jornada, seguido de Touro, do elemento terra e ritmo fixo para estabilizar e dar sustentação à estas iniciativas; em Gêmeos socializamos, aprendemos e trocamos dados e informações; em Câncer criamos vínculos e laços com a família, e em Leão somos chamados a ocupar o nosso lugar em nós e no mundo.



Elemento FOGO


Signos do elemento Fogo são: Áries, Leão e Sagitário

Dentro das funções psíquicas junguianas o Fogo está relacionado à intuição, ligada à fonte e que não sabemos racionalmente de onde tiramos aquela idéia incrível. Como se um raio de luz iluminasse nossa consciência.

O fogo energiza, gera calor e movimento irradiando sua luz. Energia ativa, positiva, expressiva, yang, masculina. Expressam: dinamismo, autoconfiança, entusiasmo, força, liberdade, intuição, liderança, vontade direcionada a um alvo, alegria e vitalidade. É uma experiência centralizada na identidade pessoal.

  • Falta de fogo: metabolismo lento, falta de energia vital, desânimo, falta de confiança, anemia, inércia, indecisão, dúvida, pessimismo. Para equilibrar a falta de fogo, é indicado exercício físico para estimular a energia ígnea.

  • Excesso: hiperatividade, inquietação, impaciência, aceleração, agressividade, imprudência, impulsividade, egocentrismo e falta de sensibilidade com os outros à sua volta.


RITMO FIXO


Signos Fixos estão associados aos meios das estações do ano, ao meio dos processos. Eles têm a força para preservar, manter, sustentar as estações e as iniciativas dos signos cardinais anteriores.

São eles: Touro, Leão, Escorpião e Aquário - um de cada elemento, um de cada estação do ano.

Como um signo fixo, Leão foi feito para concentrar a energia e o magnetismo em si mesmo, como o Sol faz no centro do nosso sistema.



SOL, regente do signo de Leão


Ele é a estrela do sistema solar em torno do qual todos os outros planetas giram ao redor, devido ao seu magnetismo. Graças ao Sol há vida no planeta Terra. Por isso ele é considerado o grande gerador de vida e de vitalidade no nosso mapa. Em várias doutrinas esotéricas nos é ensinado sobre o grande Sol Central, o Criador, a Fonte, o Pai, o gerador da Vida.

E a grande estrela do nosso sistema é o planeta regente do signo de Leão, pois as qualidades leoninas são perfeitamente compatíveis e relacionadas ao Sol.

Dentro da linguagem simbólica consideramos que o Sol é a consciência, a inteligência que opera dentro de nós.


Na fase Leão da jornada astrológica, estamos trabalhando a nossa própria “Jornada do Herói”, termo bastante difundido por Josefh Campbell em O Herói de Mil Faces,1949 e que atinge o grande público através do cinema com a saga Star Wars.

No cinema, percebemos que quando são usadas estruturas mitológicas na construção de seus filmes, viram sucesso. Ainda que não saibamos o motivo, algo fala ao nosso coração. E por isso a linguagem simbólica é tão rica, profunda e fascinante de ser estudada.


Outro filme que muito nos toca ao coração (que aliás é a parte do corpo associada ao signo de Leão e ao Sol) é o “Rei Leão”. Quem me acompanha pelo Instagram já leu, mas acho que vale a pena compartilhar por aqui para quem não acessa esta rede social.

Bem no momento em que o Sol está em Leão, podemos rever este filme, um sucesso absoluto de bilheteria e público.


Na Astrologia o Sol representa o Pai e a quinta casa astrológica traz a temática de filhos. O arquétipo de Leão nos conta sobre a relação entre Pais e Filhos. Quem nasce com o Sol em Leão e/ou Casa 5 tem este chamado na sua jornada de autodesenvolvimento, ou seja, desafios com o pai e consequentemente com filhos.


Como foi a relação com seu pai? Como é a relação com seu filho?


Simba é filho do Rei e órfão. A dor da orfandade de pai é o pano de fundo. Esta orfandade pode ser vivida pela morte física do pai, ou por outros tipos de morte simbólicas como a ausência, o distanciamento ou a alienação parental. Seja como for, a criança se vê órfã de pai.

Passa então uma longa jornada na floresta, distante do seu lugar, que está vazio ou sendo ocupado por outra pessoa porque o Rei Leão está ausente. Assim como Simba se sente órfão de Pai, seu reino também fica órfão do Rei, perpetuando a orfandade.


A pessoa de Sol em Leão e/ou Casa 5 que está vivendo distante na floresta e ali poderá passar o resto de sua vida, fugindo de sua jornada, distraindo-se com as aventuras e seus amigos.

Ou, inspirado por Simba, pode escolher fazer a jornada de volta, superar a dor da orfandade, do distanciamento de si mesmo e voltar a ocupar seu verdadeiro lugar.


Se assim decidir pode contar com a ajuda do signo oposto e complementar de Leão, que é Aquário, aquele que pensa para além de si mesmo e no bem maior de todos os envolvidos, características que ajudarão Leão a livrar-se das garras do egocentrismo.

Munido das qualidades aquarianas de servir ao coletivo, poderá assumir o papel de Rei generoso e doador de amor, ocupando o lugar que um dia foi de seu pai, e que agora é seu no Ciclo da Vida.


Ao ocupar nosso lugar toda a criação celebra e festeja. Esse é um lugar de generosidade, de alegria e de amor que vem de dentro do nosso próprio coração, nosso pai interno, nossa luz e consciência.


Esse é o propósito do Sol, brilhar e irradiar luz e amor.


Parabéns à todos os Leoninos e Leoninas que deixam nossa vida mais alegre e feliz!!

#astrologia #reileão #sol #solemleão #leão #leao #signo

Destaques

Posts Recentes

Arquivos

Tags

Siga a gente

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Google+ Social Icon

Tel/Whats: (48) 9 9999-0541