Sol em Libra - Início da Primavera!

Mudança de estação e de frequência. É o Equinócio da Primavera chegando, momento em que o sol está passando pela faixa do equador fazendo com que a Terra receba a mesma quantidade de luz e calor nos dois hemisférios, sul e norte, e por isso o dia e a noite tem a mesma duração. Astrologicamente o Sol está entrando no signo zodiacal de Libra, simbolicamente iluminando as qualidades e atributos deste arquétipo.

Ar - Cardinal

Libra é um signo do elemento AR - que valoriza o pensamento, os ideais e voltado para os relacionamentos entre eu-outro-eu-mundo - e um signo da modalidade Cardinal - que tem a força e impulso dos inícios.

Todo o impulso de Libra é em direção ao outro, é o primeiro signo que olha para além de si, para um outro diferente dele mesmo.

Todos temos em nós uma porção libriana, esta que pensa num outro para além dos próprios interesses e vontades pessoais. E em alguma parte dentro de cada ser humano existe a qualidade de pensar no bem, no belo e no justo.

Simbologia de Libra

Libra é o único signo no zodíaco que é representado puramente por um objeto: uma balança de pesos e medidas.

O ideal é que o fiel da balança seja preenchido com mais puros e elevados sentimentos e valores que um ser humano possa alcançar, com virtudes e sabedoria.

A pergunta é: quem em nós está no fiel da balança? Quais os sentimentos e razões que ali depositamos para tomadas de decisões? Quem em nós está decidindo? Se a partir de um lugar de medo, escassez, ódio, separatividade ou de união, do amor, da solidariedade, da fraternidade, da harmonia e do bem comum?

Libra nos convida a pensar, a refletir. Mas este pensar é como se fosse com a cabeça de um “outro” diferente do “eu”. A qualidade de nos colocar no lugar do outro, de vestir seus sapatos, faz com que, ao menos no campo das ideias, possamos imaginar as necessidades desse outro, sob o ponto de vista dele e não do nosso.

Regência de Vênus - o planeta da harmonia e do amor

Um convite para treinarmos a olhar os dois lados com imparcialidade buscando a harmonia. A habilidade de mediar conflitos e de conciliar situações e pessoas, que aparentemente são incompatíveis, é um atributo deste signo.

Para isto é importante desenvolver nos diálogos e atitudes a gentileza, a elegância, os bons tratos e boas maneiras, a estética e a ética. Aliás estética e ética estão diretamente ligados a Libra e não se aplica apenas a objetos, mas principalmente no nosso comportamento.

Agir de maneira ponderada, equilibrada, gentil, amável cria um espaço para que todos possam manifestar suas diferenças. Esta é uma grande habilidade libriana, a diplomacia.

Eixo Libra-Áries

Podemos fazer uma ligação das qualidades de Libra com o chackra do coração e neocórtex, a parte do nosso cérebro conhecida como lógica, racional e também recreativa, especialmente desenvolvida na espécie humana. Do outro lado está o signo de Áries, que podemos traçar um paralelo com o chackra básico e cérebro reptiliano (o Complexo-R), aquela que seria a parte mais instintiva em nós. Muitas das decisões inconscientes seriam tomadas aqui, com o objetivo de satisfazer as nossas necessidades básicas como reprodução, dominação, autodefesa, medo, fome, fuga.

Áries é aquela parte que temos dentro de nós responsável por estes instintos mais primitivos, necessários à nossa sobrevivência. Neste território não há tempo para o pensar e para a reflexão. Aqui estamos com todo o nosso sistema de defesa ativado e preparado para o ataque ou fuga. Precisamos agir rápido. Não há tempo para o outro. A prioridade sou eu.

Estes são os dois lados do mesmo eixo zodiacal, sobretudo aquele que existe em cada ser humano. As duas forças são necessárias, as duas são potências dentro de nós. O que causa uma certa atrapalhação é quando avaliamos mal o momento de usar cada uma delas.

Às vezes ficamos no lado Áries mesmo tendo minutos, horas, dias, semanas ou meses para pensar sobre algo, quando poderíamos usar as qualidades de libra: avaliando, ponderando, vendo os dois lados antes de tomar decisões.

E às vezes ocorre o contrário. Numa situação de emergência, de urgência onde frações de segundos são decisivos para a preservação de uma vida ou da vida em uma situação, ficamos no lado Libra, pensando, avaliando e deixamos de agir de forma instintiva.

Parece que estamos neste aprendizado de distinguir com mais clareza estes dois momentos e agir com as qualidades adequadas ao que nos é apresentado.

Como Homo Sapiens Sapiens, o que nos diferencia das outras espécies é justamente a faculdade do pensamento, de reflexão sobre a vida e sobre si mesmo.

Que possamos todos nos conectar com estes atributos librianos de forma que eles sejam o fio condutor de nossas decisões e atitudes que nos elevam cada vez mais ao patamar de seres humanos.

Beijos com carinho

Grazi

Destaques

Posts Recentes

Arquivos

Tags

Siga a gente

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Google+ Social Icon

Tel/Whats: (48) 9 9999-0541